segunda-feira, 25 de março de 2024

Abrigo Oasiano - Finalizando com excelência o "Mês da Poesia"

 

A amiga Roselia está finalizando o "Grandioso Evento" em homenagem ao "Mês da Poesia". Poetas e Poetisas vestiram o Mundo Virtual com suas fascinantes e encantadoras poesias. A Poesia floresceu em muitos corações e cada autor dilapidou suas obras em comunhão com o "Evento Poético" promovido pela nossa grande amiga Roselia em seu blog Escritos da Alma
E para o gran finale... deixo a minha inspiração

Poesia na varanda

 

Da varanda da minha casa

Escrevo meus poemas

Vivo os meus dilemas

Me delicio com os pequenos prazeres

E choro compungido os desprazeres

 

Da varanda da minha casa

Vejo as flores florescerem

Num espetáculo de cores e aromas

Vejo o balé dos beija flores

Em seu romântico bailado

De acasalamento

 

Da varanda da minha casa

Vejo o belo, vejo o tosco

Vejo belas choupanas

E armaduras de concreto

 

Da varanda da minha casa

Contemplo o espaço infinito

Regozijo-me com o espetáculo

Vermelho do sol poente

 

Da varanda da minha casa

Recebo a lua imponente

Escrevo versos ardentes

Para alguém que não me ouve

 

Da varanda da casa

Versejo ao tempo

 Versejo ao infinito

Deito-me sonolenta

 Na rede da varanda

 

Vejo o lume dos vagalumes

Que cintilam na escuridão

Trazendo de longe o sibilar

 De uma saudosa canção

 

Neste espaço intocado

Pelas mãos humanas

Vivo grandes momentos

 

É a história da minha vida

Que me visita no limiar

Da varanda poética

Da minha pequena e aconchegante

 Casa no bosque

 (Gracita)


E para celebrar este evento, um mimo pra você Roselia

Querida amiga, gratidão pela oportunidade de contribuir junto com outros grandes nomes da poesia para o enaltecimento da nobre poesia
Beijinhos perfumados pra você



17 comentários:

  1. Oi Gracita
    A visão da sua varanda é essencialmente bela e poética
    Um poema extraordinário que me fascinou ler
    Aplausos para a sua arte poética minha amiga
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. "A casa pode ser um portal para nossos sonhos e memórias. "

    Querida amiga Gracita, boa tarde de Poesia!
    Em primeiro lugar, quero agradecer o lindo mimo em que você põe seu reconhecimento pela nossa Festa da Poesia em seu Mês especial e me emociona duplamente.
    Agora, eu fiquei embargada no coração...
    Chega uma hora onde não se aguenta ao ver tanta beleza.
    O lírico explodiu demasiadamente...
    Uma varanda como palco da Poesia e você abre as cortinas para nos emocionar.
    Bárbaro!
    Fui sentindo cada verso e adentrando nas emoções da poetisa.
    Há prazeres e desprazeres... fato.
    Mas:

    "Da varanda da minha casa
    Vejo as flores florescerem
    Num espetáculo de cores e aromas"

    Sentindo aqui os odores deliciosos... De jasmins? De rosas? De papoulas?
    Que importa?
    Beija-flor, poente de fogo, lua...
    Uma rede deliciosa...
    E muita, muita Poesia do seu nobre coração pulsando.
    Tão linda sua varanda poeticamente descrita e muito aconchegante.
    Deu um aperto no peito ao ler os versos abaixo:

    "Escrevo versos ardentes
    Para alguém que não me ouve"...

    Creio que é a "sina" dos poetas sensíveis, Amiga.
    Na varanda do Céu, haverá muito pedido de perdão às poetisas de alma que doam muito além de palavras... partilham versos... engenham poemas e, sobretudo, entregam o coração por inteiro.
    Silencio-me em sua varanda da "Casa no bosque"... deixo-me ser tomada pela emoção.
    Gratidão por me fazer sair de mim.
    Muito obrigada fica pouco, bem sei.
    Nem precisaria dizer que enriqueceu demais nosso Mês da Poesia festejado mundialmente.
    Bárbaro!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos poéticos de gratidão e estima



    ResponderExcluir
  3. Olá Gracita
    Em cada verso da sua varanda eu viajei e me emocionei
    Tudo na vida tem dois lados
    Da sua varanda poética tem o belo contrastando com os desprazeres
    No final um manjar poético por mim degustado com ardor
    Parabéns poetisa por esta magnífica e extraordinária poesia
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Me deliciei com as belezas poéticas da sua magistral varanda
    Há desprazeres? Sim!
    Mas as outras belezas sobrepõem esses desprazeres ínfimos
    Uma poesia sensacional
    Abracinho

    ResponderExcluir
  5. Uauuuuuuuu
    Esta varanda é pura poesia
    Amei o seu belíssimo poema
    Parabéns por esta magnífica obra poética
    Beijitos

    ResponderExcluir
  6. Olá, amiga Gracita,
    Magnífica participação neste evento poético, estimada amiga.
    Poema muito bonito. Sem dúvida que a janela do nosso sentir, tem sempre um olhar atento ao palpitar das nossas emoções.
    Gostei muito.
    Deixo os meus votos de uma ótima semana, e feliz Páscoa!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Casa inspiradora e a varanda exala versos e poesia também!
    Linda tua participação,Gracita! beijos, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  8. Uma varanda onde reina poesia, onde o olhar se perde nos movimentos da natureza e cada detalhe vem compor os versos de um poema, que é puro encantamento.
    Linda sua varanda Gracita neste descer dos panos de linda iniciativa da Rosélia em espalhar poesia pelo mês de março.
    Aplausos amiga pela poesia que vem das noites frias da querida Monlevade entre montanhas.
    Bjs e paz no coração.
    Lindo mimo bem dirigido.

    ResponderExcluir
  9. Na varanda de minha casa sentei-me alegremente, no banco e profetizando, com a alma latejando de alegria murmurei que ali fincaria minhas raízes e o mesmo sentimento pelos seus versos revivi o mesmo murmúrio de quarenta anos atrás!. Amamos nossas varandas, Gracitas! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Que riqueza de emoções em seus versos. Uma varanda cheia de inspirações poéticas . Abraços . Tenha uma abençoada Semana Santa

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Gracita,
    Um poema magnífico para encerrar de forma tão bela este evento poético que Rosélia nos proporcionou.
    Da janelas das emoções se vão desfiando os nossos sentires que ao longo da vida nos acompanham e que a poesia nos ajuda a libertar!
    Gostei muito.
    Beijinhos e uma abençoada e feliz Páscoa!
    Emília

    ResponderExcluir
  12. Da varanda de sua casa, um Olhar límpido e esclarecido sobre o
    mundo circundante e mais além. Vê o lírico mas também o cru
    dos dias que vão surgindo sem grandes hipóteses de redenção.
    Vê estrelas com a sua luz brilhante, flores que lançam o seu
    perfume para o ar tornando-o respirável e puro. Vê corações que
    se dedicam ao bem mas também sabe que as suas palavras
    nem todos a ouvem, infelizmente:
    "Escrevo versos ardentes
    Para alguém que não me ouve"
    Fiquei maravilhada com este seu poema que nos dá uma lição
    de como os poetas sabem intervir sobre os assuntos prementes
    que atravessamos.
    Querida Gracita muito obrigada por estes momentos de leitura
    transcendente.
    Ultimo contributo para a Festa da Poesia, da nossa boa amiga
    Rosélia, que nos envolveu a todos no seu abraço de amor fraterno.
    Feliz Páscoa!
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  13. Passei para desejar uma óptima Páscoa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. P assagem para a vida
    A luz de Cristo Jesus
    S eja nossa guia
    C om amor por todos nós
    O amor venceu, enfim
    A vida ganha novo tom

    Abençoada Páscoa, querida amiga Gracita!
    Beijinhos pascais

    ResponderExcluir
  15. Belo poema sobre seu espaço íntimo da varanda onde tanta vida acontece.

    Para si e para nossa querida amiga Rosélia, parabéns.

    Minha amiga, deixo num grande abraço o meu voto de que tenha Páscoa doce e serena junto a quem ama .

    ResponderExcluir
  16. Fechou com excelência, sensibilidade, criatividade e amor no coração pela poesia, aplausos de pé! Feliz e abençoada Páscoa!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir