segunda-feira, 11 de março de 2024

Destino Amoroso - Um Mês pelo Dia Mundial da Poesia

 


Participando da iniciativa da amiga Rosélia 
"Um Mês pelo Dia Mundial da Poesia"


Um livro novo

Quando eu abro um livro novo

Sinto a magia da poesia invadir

Os meus sentidos e com

As pontinhas dos dedos faço

O reconhecimento da textura

Que é o invólucro da poesia

 

E as palavras abocanham os meus olhos

Fico embriagada com o feitiço de cada verso

São metáforas alicerçadas no contexto mágico

Da inolvidável  e extraordinária poesia

 

Aliterações, hipérboles, pleonasmos

Dançam ao redor da minha retina

O nonsense me abraça no disparate

Dos versos incongruentes e desconexos

 

O meu eu cria um paradoxo

Entre a magia e a poesia

Faço uma apóstrofe do contexto

E mergulho nas metáforas poéticas

Fecho o livro que me trouxe singular sinergia

(Gracita Fraga)


13 comentários:

  1. É bom ter livros de citações, Gravadas na memória, elas inspiram-nos bons pensamentos.
    (Winston Churchill)

    Querida amiga Gracita!
    Muito maravilhoso!
    Fez um apanhado literário poético de primeira grandeza.
    Sensacional!
    Senti-me numa aula de português/literatura...
    E não foi algo teórico, não, absolutamente.
    Foi fruto de sua grande competência do nosso idioma e da arte linda de escritora em prosa e verso.

    "E as palavras abocanham os meus olhos
    Fico embriagada com o feitiço de cada verso".

    Assim acontece conosco... A Poesia nos enfeitiça e é, sem dúvida, um dos melhores feitiços com efeitos não danoso.
    Você é uma 'feiticeira' notável.
    Aplausos também, é uma honra ter cada um de vocês em nossa Festa da Poesia.
    Muito obrigada por ter vindo somar beleza e sabedoria em seu poema.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  2. Um belo poema de quem sabe as regras do fazer com elegância uma poesia. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Lindo ,Gracita!
    Entre páginas se livros que iniciamos a as que chegam à palavra FIM, vivemos emoções, verdadeiras viagens...
    Linda participação!
    beijos, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  4. Figuras de estilo que povoam os seus poemas, amiga Gracita,
    com o à-vontade que lhe conhecemos. Poesia sofisticada
    que nos oferece e assim os livros beneficiam das suas
    palavras escolhidas eivadas de sentimento e talento.

    Uma participação sublime nesta segunda fase de "Um Mês
    pelo Dia Mundial da Poesia" que a nossa amiga Rosélia nos
    propôs.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Gracita
    Um poema maravilhoso recheado dos ingredientes poéticos que fazem da Poesia uma leitura tão desafiante à nossa avidez de leitura.
    Bela sua participação!
    Beijinhos e tarde muito abençoada.
    Emília

    ResponderExcluir
  6. O conhecimento linguístico a favor da bela poesia
    O poema ficou excepcional amiga Gracita
    Abracinho

    ResponderExcluir
  7. O meu eu cria um paradoxo

    Entre a magia e a poesia

    Faço uma apóstrofe do contexto

    E mergulho nas metáforas poéticas

    Fecho o livro que me trouxe singular sinergia

    Assim também eu me sinto quando leio uma bela poesia
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Meus aplausos para a sua extraordinária poesia que eu amei ler
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Gracita
    "E as palavras abocanham os meus olhos

    Fico embriagado com o feitiço de cada verso

    Comigo acontece exatamente assim...
    Amo as suas poesia sempre tão extraordinárias
    E esta ficou sensacional com o uso em poesia das figuras de linguagem
    Parabéns amiga
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Quem sabe, sabe né amiga
    Lindíssima poesia que me fascinou ler
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Maravilha Gracita, este roçar o livro, desnudar a poesia.
    Viajar pelas metáforas, prender o incontível.
    Liberar as asas da poesia no voejar suave das palavras desejosas de poema.
    Belo trabalho amiga.
    Bjs e paz.

    ResponderExcluir
  12. Um espetáculo em poesia
    Hummm... viajar pelas metáforas!!!!!
    Uma maravilha
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Envolvente magia, a poesia; o livro da vida, sempre novo na nova página de cada dia.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir